quinta-feira, 27 de março de 2008

As zebras sumiram

Uma olhada na tabela de classificação dos principais campeonatos estaduais do Brasil mostra uma situação inusitada. As tradicionais zebras simplesmente não deram as caras esse ano. No principal torneio, o paulistão, Ponte Preta e Guaratinguetá ainda estão no páreo, mas com aquele jeitão de cavalo paraguaio. Palmeiras, São Paulo e Santos estão em alta e devem atropelar na reta final.

No Rio de Janeiro, o Flamengo faturou a Taça Guanabara e os quatro grandes estão sobrando no returno. E olha que dois deles estão dividindo a atenção com a Libertadores, coisa que há muito tempo não acontecia.

No Sul, não tem pra ninguém. No Rio Grande, Grêmio e Inter dominaram com folgas a primeira fase e não deram espaço para os clubes da serra. Em Santa Catarina, onde a Chapecoense e o Atlético de Ibirama disputaram finais recentes, esse ano vai dar Figueira, talvez Criciúma, no máximo, Avaí. Um pouco mais em cima, no Paraná, Coxa e Atlético também mandam na classificação.

Em Goiás, a melhor campanha é do Goiás; na Bahia, do Bahia; em Pernambuco, do Sport. Apenas em Minas Gerais o líder não é um dos grandes, o heróico Tupi, de Juiz de Fora. Mesmo assim, o Cruzeira está em sua cola, um pontinho atrás.

Talvez seja apenas um ano atípico e de pouca sorte para os pequenos. Mas pode ser uma tendência com uma explicação bem óbvia. O calendário do futebol brasileiro é cada vez mais injusto com quem não disputa a série A ou a B. Está difícil até para os clubes do rico interior paulista montarem equipes competitivas para jogar por três meses e passar o resto do ano parados ou disputando torneiozinhos de faz-de-conta.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fala campeão, como estás??

O campeonato carioca é feito pros quatro grandes. Só tem jogo deles no Maracanã, São Januário e Engenhão! Ao meu ver, isso acaba com uma das coisas mais legais dos estaduais, que é o time da capital visitar o interior. E outra, detona ainda mais com os fracos clubes pequenos. Qual a renda de um Mesquita e Boa Vista, meu deus do céu?!

Agora, no Paulista, apesar da queda dos pequenos e da ascensão dos grandes, ainda acho que só dois grandes vão se classificar. Palmeiras, é claro, e Gambás ou Bambis. Mais pros Bambis que hoje devem voltar ao G4. E esse ano os Deuses do Futebol já definiram, é do Palestra!

No catarinense vai dar zebra porque o Leão não vai levar. Logo, algum pequeno como o Figueirense ou o Criciúma vai ficar com o título... hauihauiahiauha

Grande abraço!!!!!

Anônimo disse...

Cadê o post da vitória?
Abraço!

Anônimo disse...

Fala guri,


Tá certo que o post é antigo, mas dá uma olhada na atual classificação do Paranaense: Toledo líder e único classificado para as semi-finais.

Eu sou um "torcedor predistanado"... pra onde vou, o time engrana! =D

Abraço