domingo, 20 de janeiro de 2008

Fla-Tv pode lançar moda

O Flamengo lançou na última quinta-feira a Fla-TV, canal pela internet oficial do clube, e pode estar lançando moda no futebol brasileiro. A diretoria espera, com a iniciativa, faturamento mensal de R$ 6 milhões, com 500 mil assinantes pagando assinatura de R$ 12. O Flamengo ficaria com R$ 4,5 milhões. A Fla-Tv exibiria imagens exclusivas de treinos, viagens e bastidores do time. O novo projeto tem grandes chances de dar certo e render grana extra ao clube, mas não podemos deixar de analisar o seguinte:

Primeiro: os cartolas do Mengo adaptaram idéia européia – clubes como Real Madrid e Arsenal têm seus próprios canais de Tv. É chover no molhado destacar a diferença de poder aquisitivo entre europeus e brasileiros, mas é um ponto chave no projeto rubro-negro.

Mesmo com 30 milhões de torcedores, o Flamengo sofre do mesmo mal que assola todos os grandes clubes do país: nunca conseguiu transformar torcedor em consumidor – por razões que vão da mais pura incompetência dos dirigentes a questões culturais muito mais profundas. A Fla-Tv é uma bela iniciativa para começar a mudar esse quadro, mas o torcedor brasileiro, mesmo o mais fanático, está disposto a pagar R$ 12 por mês pra ver o Obina fazendo embaixadinhas em treino?

Outra: a diretoria informou que a Fla-Tv vai trazer imagens exclusivas de treinos do clube. E aí: continuam os treinos secretos? Os 500 mil torcedores que pagam pra ver os treinos poderão ir ao Procon se o Joel resolver proibir as câmeras? E as emissoras tradicionais, como que ficam? Vão ter menos acesso ao clube? Os jogadores vão dar preferência à Fla-Tv para entrevistas exclusivas?
É esperar pra ver.