sábado, 22 de março de 2008

Projeto para conter violência pára na burocracia

Para diminuir a violência nos estádios, o Ministério Público de São Paulo voltou a proibir a entrada de torcedores com uniformes de torcidas organizadas. Em Santa Catarina, torcidas visitantes não podem assistir aos jogos uniformizadas. O que pouca gente sabe é que um anteprojeto de lei já foi enviado ao governo em novembro do ano passado e pode implementar medidas definitivas para diminuir a violência entre torcidas.

O projeto prevê que uma série de delitos ligados ao esporte, como envolver-se em brigas dentro de estádios, sejam finalmente considerados crimes com até três anos de prisão. O texto já foi aprovado pelo Ministério do Esporte e depende agora de aprovação do ministro da Justiça, Tarso Genro.

Enquanto isso, federações estaduais e o Ministério Público continuam sem muita opção para conter a violência no futebol. Proibir torcidas visitantes de ir aos estádios, por exemplo, pode até ajudar a diminuir a violência, mas impede os torcedores civilizados de acompanharem seus times. Esse projeto que está há cinco meses para ser aprovado pelo Executivo pode ser, enfim, o início de uma solução que penaliza os criminosos, mas não os verdadeiros torcedores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lucas,
Dá uma checada no blogalemao.wordpress.com . Deixei um desafio para os amigos que gostam de futebol. Vai lá e participa.
Abraço!