segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Empurra a sujeira pra lá


Muita gente se apressou em relacionar a morte de sete torcedores na Fonte Nova com a falta de condições de Salvador – e até do Brasil – de sediar a Copa do Mundo. Outros afirmaram que a análise era equivocada. Afinal, Salvador pretende construir outro estádio e problemas como esse já aconteceram até no Rio de Janeiro – cidade de antemão escolhida para receber a final da competição.

Uma questão, porém, tem que ser vista com mais cuidado. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, imediatamente lamentou o desastre e prestou condolências aos familiares. O procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, afirmou que o Bahia pode perder o mando de campo por até dez jogos e ser multado em até 200 mil reais. O clube defende que não é proprietário da Fonte Nova e não pode ser responsabilizado. O governador do estado, Jacques Wagner, por sua vez, ordenou logo a interdição do estádio.

Acontece que a administração da Fonte Nova é de responsabilidade da Superintendência de Desporto do Estado da Bahia. Antes de ordenar a interdição, portanto, o governo deveria ter visto e corrigido as irregularidades. O Bahia, de acordo com o estatuto do torcedor, é, sim, responsável pela segurança do torcedor nos jogos em que é mandante. O mesmo estatuto determina ainda, em seu artigo 19, que as entidades organizadoras da competição e os seus dirigentes – no caso, a CBF e Ricardo Teixeira – também têm que responder pelo incidente.

Por enquanto, cada um empurra a sujeira pra baixo do tapete do vizinho. E na organização da Copa, em que os estádio vão ser construídos em parcerias de clubes, empresas e governos estaduais, de quem vai ser a culpa pelos problemas, pelos atrasos, pelos estouros do orçamento?

Nenhum comentário: